Bairros OnLine - Guia Social e Comercial de Barra Mansa.

  • slider
  • slider


Posto de Saúde USF

USF Integrada Tancredo Neve


Rua Denisar Arneiro, nº 216, bairro Piteiras, Barra Mansa RJ - CEP: 27332-140

Compartilhe no Facebook

Diretor:

Diretor

Nesse espaço, entra informações da gerencia do Posto de Saúde, e outros dados que julgar necessário.
Ajude na construção das informações. Fale Conosco

Notícias:

Envie email para escola:





Confirme as informações e clique em enviar.

USF

Unidade de Saúde da Família

A Unidade de Saúde da Família (USF) atribui maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população de sua área de abrangência.


A USF deve se constituir no primeiro contato do usuário com sistema de saúde, isto é a "porta de entrada" do sistema. Mas essa imagem de "porta de entrada" é apenas parcial e dá margem a alguns equívocos. Uma USF não pode ser apenas um local de triagem e encaminhamento, onde a maior parte dos casos são encaminhados para os serviços especializados. Ela tem que ser resolutiva, com profissionais capazes de assistir aos problemas de saúde mais comuns e de manejar novos saberes que, por meio de processos educativos, promovam a saúde e previnam doenças em geral. É necessário promover a mudança de hábitos e costumes alimentares, promover a atividade física e promover a higiene pessoal, do domicílio e do ambiente em geral. É preciso garantir água potável, vacinar animais, cuidar do destino do lixo e do esgotamento sanitário. Enfim há uma série de atividades individuais e coletivas que precisam ser promovidas e fomentadas pelas USF em conjunto com a comunidade.


Desta forma, a melhor imagem para a USF é a de um funil, no qual apenas uma pequena parte dos casos (cerca de 15%) precise ser encaminhado, para serviços mais especializados. E, mesmo nesses casos, a USF não atuará simplesmente como "porta de entrada", uma vez que terá sob sua responsabilidade todo o plano terapêutico, mesmo que ele seja realizado, em parte, em outros serviços mais especializados. A USF jamais deve perder de vista o usuário, responsabilizando-se pelas "referências" necessárias, contatando os outros serviços, discutindo os casos e recebendo-os de volta, na "contrareferência", para continuar atuando no nível dos cuidados básicos.


A USF deve realizar uma assistência integral, contínua e de qualidade, desenvolvida por uma equipe multiprofissional na própria Unidade e também nos domicílios e em locais comunitários, como escolas, creches, asilos, entre outros.